quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Hipocrisia...

Mortes de PMs: Secretário pede 'imediata suspensão' de seleção e instaura inquérito
O secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, solicitou, nesta quinta-feira (19), a "imediata suspensão do processo seletivo" do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), no qual dois candidatos morreram e outros dois seguem internados após a realização de testes físicos na sede do Batalhão da Polícia de Choque da Polícia Militar, em Lauro de Freitas, na última segunda (16). O titular da SSP também informou que foi instaurado um inquérito interno para apurar o caso. "Temos que saber se houve excesso de ambas as partes, tanto se eles tomaram algum tipo de substância, devido ao nível de participação e concorrência, além do papel administrativo", pontuou Barbosa, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com ele, a investigação irá não só aguardar o resultado do exame de toxicologia, como também coletar depoimentos de familiares e dos médicos que fizeram os primeiros atendimentos ao grupo. "Todos tinham atestado médico que os deixavam aptos. Outros policiais fizeram o teste e não tiveram problemas. A gente precisa avaliar as provas de laboratório e as informações. O resultado é muito amplo. Identificar determinadas substâncias tem que ser por exclusão", considerou o secretário, ao não estimar um prazo para que haja elucidações. "Queremos o mais rápido possível", completou.
Mais cedo, em entrevista à Rádio 100, o vereador Marco Prisco (PSDB), que é coordenador-geral da Associação dos Praças, Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), informou que um dos hospitalizados, o tenente Joserrise Mesquita de Barros, 30 anos, teria sofrido "falência hepática" e estaria na "fila de transplantes do Hospital São Rafael", o que não foi confirmado nem pela SSP, nem pela PM, nem pela assessoria de imprensa da unidade de saúde, que justificou ao BN não ter "autorização familiar" para falar sobre o quadro do paciente. "Sabemos apenas que a situação é delicada", disse o secretário. A primeira morte aconteceu na última terça (17), quando o soldado Manoel dos Reis Freitas Júnior faleceu no Hospital Aeroporto. Na noite desta quarta, no mesmo local, também sucumbiu Luciano Fiuza de Santana, 29. Enquanto não há informações precisas sobre o estado de Joserrise, Paulo David Capinam, 26, deixou a UTI do São Rafael e pode ter alta hospitalar ainda nesta quinta. O Copes avaliou a aptidão física de 67 PMs. Durante uma das provas, a corrida de 10km, os quatro postulantes, lotados na 81° Companhia Independente de policiamento Especializado do Cerrado (Cipe), apresentaram sintomas de náusea.

Essa é a nossa justiça...

Motorista recusa ajuda do Sindicato e contrata advogado particular

Em nota divulgada à imprensa na tarde desta quinta-feira (19), o Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia esclarece que colocou seu setor jurídico à disposição do motorista Jocival Pinto e que, desde o primeiro momento, ele optou por contratar um advogado particular. Ele é acusado de atirar o ônibus que dirigia contra a mulher, a irmã e o médico Raymundo Pereira, em janeiro deste ano, na Estrada do Coco. “O Jurídico do Sindicato respeita essa decisão por considerar que é um direito da família e do motorista. Além disso, acolhe princípios da Justiça que o impede de interferir no processo considerando ainda que qualquer interferência na estratégia traçada pelo advogado legalmente constituído pode prejudicar o motorista”, diz o comunicado. Após a libertação da médica Kátia Vargas, na noite da última segunda-feira (16), o Sindicato acusou a Justiça de usar dois pesos e duas medidas, uma vez que o crime cometido pelo rodoviário não causou vítimas fatais, mas ele continua preso há quase 11 meses. “Estamos na luta e o desejo de toda a categoria é que a Justiça aja com bom senso fazendo jus ao seu nome, independente de classe social e nível de instrução, e o companheiro possa passar o Natal com sua família”, finaliza a nota.

Bahia, terra sem lei...

Caixas eletrônicos são explodidos durante assalto em Feira de Santana
Dois terminais de autoatendimento do Bradesco e Banco do Brasil ficaram completamente destruídos após serem alvo de uma ação criminosa, na madrugada desta quinta-feira (19), em Feira de Santana. De acordo com a 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a ocorrência aconteceu por volta das 4h, na praça principal no bairro do Tomba. Com explosivos, os suspeitos tentaram roubar o dinheiro dos caixas eletrônicos, mas não conseguiram acessar a área dos cofres e fugiram sem levar nenhuma quantia. A autoria do crime ainda é desconhecida. Segundo dados divulgados pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, entre 1º de setembro e 19 de dezembro de 2013, foram registradas 64 ocorrências policiais relacionadas a bancos – entre elas explosões a terminais, assaltos, arrombamentos e sequestros.

Vale a pena ser caveira???

PM investiga se soldados mortos após teste tomaram substâncias

Secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa disse que haverá uma rigorosa apuração para identificar se houve uso de medicação para melhorar o condicionamento físico. O ingresso nas Forças Especiais pode mudar
19/12/2013 13:24:17
Soldado Luciano Fiúza morreu ontem à noite
o Hospital Aeroporto
O soldado da PM Luciano Fiuza,  29 anos, morreu, ontem à noite, no Hospital Aeroporto, dois dias depois de passar mal durante um exame físico do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), porta de entrada para o Batalhão da Polícia de Choque da Polícia Militar. 

Ele, que era lotado no 12º Batalhão (Camaçari), é o segundo policial a morrer, dos quatro que foram internados após uma atividade chamada Teste de Habilidade Específica (THE), que exigiu que os 67 candidatos corressem 10 km em 60 minutos, no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas. Na corrida, eles usavam calça do fardamento e coturno. A primeira morte, do soldado Manoel dos Reis Freitas Júnior, aconteceu na terça-feira, também no Hospital Aeroporto. Manoel era lotado na 4ª CIPM, em Macaúbas, na Chapada.

Segundo informações da Polícia Militar, outros dois policiais continuavam internados ontem. O tenente Joserrise Mesquita de Barros,  30 anos, lotado na Cipe-Cerrado, estava em estado grave, porém estável, no Hospital Aeroporto. Já o soldado Paulo David Capinam, 26, lotado na 81ª CIPM, em Itinga, havia deixado a UTI do Hospital São Rafael na terça-feira e tinha previsão de alta hospitalar ainda ontem.

Explicações
Após a morte do soldado Fiúza, a Polícia Militar enviou, às 21h12, apenas uma nota de pesar sobre o falecimento. Mais cedo em outro comunicado, a Polícia Militar afirmou que o soldado Freitas, segundo a avaliação médica, “apresentou quadro de insuficiência renal, sendo acometido por uma parada cardíaca”.
O exame não é motivador da morte. A Polícia Militar tem preocupação de tomar todos os cuidados e ações preventivas
Capitão Marcelo Pitta, diretor de Comunicação da PM
Mas segundo a tia de Freitas, Maria das Neves, que criou o sobrinho desde que ele era criança, de prenome Regina, não sabia explicar o motivo da morte. “Ela disse que não conseguia explicar o motivo por que um rapaz jovem foi tendo convulsões e paradas, uma atrás da outra, de rim, fígado, pulmão, coração”, afirmou a tia de Freitas. A reportagem do CORREIO não conseguiu  contato com o Hospital Aeroporto.
Soldado Freitas havia morrido na terça-feira. Ele e Fiuza passaram mal durante curso de Operações Especiais
“Pedimos uma rigorosa apuração.  A perícia vai ser fundamental para dizer se eles tomaram algum tipo de medicação ou substância para melhorar o condicionamento físico. Depois vamos emitir um parecer e, se for  o caso, mudar a forma de ingresso nas Forças Especiais”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, à rádio CBN.

O diretor de comunicação da Polícia Militar baiana, capitão Marcelo Pitta, afirmou que o treinamento não deve ser considerado como causador da morte. “O treinamento não é o motivador para a causa da morte. A PM tem uma preocupação de tomar todos os cuidados e uma série de ações preventivas, inclusive de só começar com uma equipe médica presente”, disse ele, garantindo que havia médicos no local.

Pitta acrescentou que, antes de participar do curso, os candidatos a ingressar no Batalhão de Choque se voluntariam e são obrigados a apresentar uma bateria de exames e um laudo que atestem  aptidão a participar do processo. Além disso, passam por uma análise de uma Junta Médica Militar e só então são liberados.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o THE inclui a corrida de 10 km, transposição de muro, subida no cabo vertical, transporte de carga, deslocamento em meio líquido, flutuação uniformizado e apneia na água. Contudo, no dia da atividade só foi realizada a corrida de 10 km.

Em nota, a PM informou que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar a morte de Freitas. O resultado, segundo o capitão Marcelo Pitta, deve sair em 30 dias. Segundo a assessoria do IML, o laudo da morte de Freitas deve sair entre 15 e 30 dias.O presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), vereador Soldado Prisco (PSDB), afirmou que entrará com uma representação no Ministério Público para pedir apuração do caso.

IML
Ontem pela manhã, no Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues (IML), o irmão de Manoel Freitas,  o motorista Tony Moreno,  33 anos, disse que a equipe médica chegou a cogitar que Freitas houvesse ingerido alguma substância, mas o exame toxicológico de urina foi normal. “Eu não conheço nada dessas substâncias (suplementos físicos) e tenho certeza que ele também não conhecia”.

Natural de Valença, o soldado Freitas entrou há dois anos, para a PM e foi trabalhar na 4ª CIPM (Macaúbas). Há  um mês,  começou a se preparar para o Copes e, há cinco dias, pediu licença para se preparar para o teste que fez na segunda. O sepultamento está previsto para hoje, no cemitério de Valença. Ele será sepultado com honras militares. Colaborou Gil Santos.
Exército tem programa que alerta para excesso de esforço físico
O Exército  mantém há quatro anos o Programa de Prevenção e Controle de Rabdomiólise Induzida por Esforço Físico e pelo Calor. A doença é caracterizada por danos à musculatura esquelética. Quando há um rompimento dessa musculatura, partículas caem na corrente sanguínea e acabam causando infecções e lesões nos rins, além e arritmias cardíacas, podendo levar à morte. Segundo o Exército, “há uma forte relação entre a Rabdomiólise e a atividade intensa e prolongada a que são submetidos os militares durante algumas instruções ou exercícios físicos”.

Os objetivos propostos foram: “Conscientizar os militares para o problema; mostrar a importância do incentivo à hidratação durante as atividades físicas (especialmente em condições climáticas severas) e orientar para que não sejam utilizados complementos alimentares sem um acompanhamento médico ou de um nutricionista”.

Segundo o capitão Pitta, os policiais têm acesso a uma cartilha de prevenção das Forças Armadas. Ele também disse que havia três postos de hidratação durante a prova. O médico nefrologista Marco Antônio Silveira, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Seccional Bahia, afirmou que atividades físicas muito intensas podem levar a um quadro como o do soldado: “Uma série de atividades de esforço intenso, convulsão, pode levar e essa lesão muscular, o que pode levar a uma redução da função renal”.

O educador físico Julião Castello disse que casos de Rabdomiólise são comuns nas Forças Armadas. “O organismo é uma máquina perfeita, mas, em estado de exaustão, diversos órgãos entram em disfunção”, explicou.  Em março de 2012, um aspirante a PM morreu durante o Teste de Aptidão Física (TAF), no Bonfim.

Ailton Lopes Pessoa, 29, não conseguiu completar a prova no primeiro dia. Na segunda chance, no dia seguinte, caiu ao chão depois de percorrer 2,4 Km metros em 13 minutos. Ao chegar ao banheiro, desmaiou e morreu após duas paradas cardíacas. Em 2009, o aspirante da PM Uelber Costa do Sacramento morreu em Jequié na piscina onde era feito o teste, durante  treino de mergulho.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Essa dor dói...

De fome a aneurisma: Saiba identificar causas da dor de cabeça
A dor de cabeça é um problema que atinge milhares de brasileiros diariamente. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). Ao menos durante quinze dias no mês, treze milhões sentem dor na região aqui no Brasil. As mulheres são as maiores vítimas. Em alguns casos, apenas um analgésico pode resolver, mas em outras situações, os sintomas são tão agudos que chegam a levar a pessoa a internação. Segundo o neurologista Mario Peres, do Hospital Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, é preciso ter cuidado para não confundir dor de cabeça com outras doenças, já que os sintomas podem ser bem parecidos. "Uma dor que a pessoa nunca teve, e que ela considera a mais forte da vida, associada à febre, alteração de consciência e perda de força podem ser um AVC, um aneurisma ou um tumor", afirmou. O médico aponta alguns motivos que parecem inofensivos e qual o momento de se preocupar de verdade. Confira:

Falta de dormir - o cansaço gerado pela privação de sono comprime os músculos causando a dor de cabeça. Logo, quem tem insônia ou aqueles que têm pouco tempo para dormir, são vítimas frequentes da cefaleia. Para melhorar, só mesmo dormindo mais.
Fome - após muito tempo em jejum, cai o açúcar do sangue o que causa hipoglicemia. "Tem quem acorde durante a madrugada com dor de cabeça porque jantaram muito cedo". A solução é sempre fazer um lanchinho leve antes de ir para a cama.
Ressaca - pode causar dor de cabeça por conta da desidratação, mas não é motivo para se preocupar. O ideal é prevenir: antes de beber álcool, tomar bastante água e se alimentar bem.
Estresse - causa descarga de adrenalina, hiperatividade dos neurônios e alteração dos neurotransmissores, o que gera dor de cabeça. Para melhorar tem que se acalmar.
Exercícios físicos – algumas pessoas apresentam dores de cabeça durante ou depois de se exercitar por conta dos batimentos cardíacos acelerados e hipoglicemia - quando o exercício é demorado e não se repõe a energia perdida. Se a dor for apenas nesses momentos, é indicado procurar um médico porque pode ser um sintoma de um aneurisma.
Dores decorrentes de processos infecciosos - otite (infecção no ouvido), infecções dentárias e outras infecções específicas do sistema nervoso (meningite) causam dores de cabeça. É necessário investigar o quanto antes.
Acidente Vascular Cerebral (AVC) - todo tipo de AVC pode dar dor de cabeça. A dor de cabeça é repentina e muito intensa. É necessário procurar ajuda médica imediatamente.
Aneurisma e tumores cerebrais – o rompimento de um aneurisma cerebral (alargamento ou inchaço de um vaso sanguíneo) provoca uma dor fortíssima na cabeça. Tumores também podem causar dor de cabeça. É preciso buscar atendimento médico imediatamente.
Enxaqueca - todas as causas da enxaqueca devem ser analisadas por um neurologista, pois as crises podem ser desencadeadas por cheiros, certos tipos de alimentos, além de outras razões. Dependendo do grau da dor, a pessoa tem um risco maior de sofrer um AVC.

O preço de ser "Caveira"...

Qua , 18/12/2013 às 16:33

Corpo de PM morto em teste será enterrado em Valença

  • Soldado Manoel dos Reis Freitas Júnior, de 34 anos
O corpo do soldado Manoel dos Reis Freitas Júnior, de 34 anos, morto na noite desta terça-feira, 17, no Hospital Aeroporto, será velado com honras militares na cidade de Valença (distante 272km de Salvador). O sepultamento acontece no cemitério da cidade, a partir das 10h desta quinta-feira, 19, de acordo com o departamento de comunicação da Polícia Militar da Bahia.
Manoel dos Reis passou mal durante uma prova do Teste de Habilidade Específica (THE) do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes) realizado no Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM), na segunda-feira, 16. Ainda não há informações sobre a causa da morte do soldado.
Além de Manoel, outros três soldados também passaram mal na prova. Segundo a polícia, Luciano Fiuza de Santana, de 29 anos, lotado no 12º Batalhão, encontra-se internado e seu estado de saúde foi considerado gravíssimo pela equipe médica.

Também está internado o tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, 30, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado. Apesar de seu estado de saúde ser considerado grave, a equipe médica informou que seu quadro de saúde é estável.
Paulo David Capinam da Silva Pedro, 26, da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM ) Itinga, tem previsão de alta médica ainda para esta quarta, 18.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O governo da Bahia faz, sua vida piorar...

Comerciante morre e três ficam feridos durante assalto a banco em Várzea Nova

Na manhã desta terça-feira (3), cinco homens armados com fuzis assaltaram a agência do Banco do Brasil na cidade
Nildo Trocador, como era conhecido morreu durante a troca de tiros entre os bandidos e a polícia
Um homem morreu e três ficaram feridos em uma troca de tiros entre a polícia e cinco criminosos que assaltavam uma agência do Banco do Brasil em Várzea Nova, cidade localizada a 390 quilômetros de Salvador, na manhã desta terça-feira (3). O comerciante Ivanildo Severino, 39 anos, mais conhecido como Nildo Trocador, foi baleado e morreu no local. Os assaltantes ainda mantém cinco reféns, entre moradores da cidade e funcionários do banco.
De acordo com informações do 24ª Companhia Independente da Polícia Militar de Jacobina, durante o confronto entre os ladrões e a polícia, três moradores da cidade também ficaram feridos. Um homem conhecido como Vitor e outro, chamado Eujackson, foram baleados na nuca. O terceiro ferido se chama Edson e foi atingido na perna. Todos tiveram os primeiros socorros realizados no Hospital Padre Alfrendo Haasler, em Várzea Nova, e depois foram encaminhados para o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina.
Após o assalto, os bandidos fugiram na direção de Miguel Calmon, cidade vizinha à Várzea Nova. Eles usaram inicialmente dois carros, uma Amarok de cor branca e uma Toyota Hilux. Durante a fuga, os assaltantes  colocaram fogo na Amarok, quando ainda saíam de Várzea Nova. Ainda segundo a 24ª CIPM/Jacobina, ao passar pelo povoado de Santo Antônio, eles roubaram um Fiat Uno, um Siena e uma Parati, além de outros carros. 
Logo em seguida, de acordo com a polícia, os ladrões abandonaram o Fiat Uno e a Parati e seguiram em fuga. Por volta de 12h, eles passaram pelo Trevo da Mutuca, um entrocamento próximo à Jacobina. Policiais civis e militares da região estão empenhados na busca dos assaltantes. Não há informações sobre a quantia que foi roubada do banco, e o estado de saúde dos moradores de Várzea Nova que ficaram feridos durante a ação também não foi revelado.
Durante a fuga, bandidos colocaram fogo em um dos carros usados no assalto