Quarta, 18 de Dezembro de 2013 - 10:00
De fome a aneurisma: Saiba identificar causas da dor de cabeça

Falta de dormir - o cansaço gerado pela privação de sono comprime os músculos causando a dor de cabeça. Logo, quem tem insônia ou aqueles que têm pouco tempo para dormir, são vítimas frequentes da cefaleia. Para melhorar, só mesmo dormindo mais.
Fome - após muito tempo em jejum, cai o açúcar do sangue o que causa hipoglicemia. "Tem quem acorde durante a madrugada com dor de cabeça porque jantaram muito cedo". A solução é sempre fazer um lanchinho leve antes de ir para a cama.
Ressaca - pode causar dor de cabeça por conta da desidratação, mas não é motivo para se preocupar. O ideal é prevenir: antes de beber álcool, tomar bastante água e se alimentar bem.
Estresse - causa descarga de adrenalina, hiperatividade dos neurônios e alteração dos neurotransmissores, o que gera dor de cabeça. Para melhorar tem que se acalmar.
Exercícios físicos – algumas pessoas apresentam dores de cabeça durante ou depois de se exercitar por conta dos batimentos cardíacos acelerados e hipoglicemia - quando o exercício é demorado e não se repõe a energia perdida. Se a dor for apenas nesses momentos, é indicado procurar um médico porque pode ser um sintoma de um aneurisma.
Dores decorrentes de processos infecciosos - otite (infecção no ouvido), infecções dentárias e outras infecções específicas do sistema nervoso (meningite) causam dores de cabeça. É necessário investigar o quanto antes.
Acidente Vascular Cerebral (AVC) - todo tipo de AVC pode dar dor de cabeça. A dor de cabeça é repentina e muito intensa. É necessário procurar ajuda médica imediatamente.
Aneurisma e tumores cerebrais – o rompimento de um aneurisma cerebral (alargamento ou inchaço de um vaso sanguíneo) provoca uma dor fortíssima na cabeça. Tumores também podem causar dor de cabeça. É preciso buscar atendimento médico imediatamente.
Enxaqueca - todas as causas da enxaqueca devem ser analisadas por um neurologista, pois as crises podem ser desencadeadas por cheiros, certos tipos de alimentos, além de outras razões. Dependendo do grau da dor, a pessoa tem um risco maior de sofrer um AVC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário