sexta-feira, 12 de junho de 2015

Salvador, o BraSil nasceu aqui...

Chacina: quatro corpos são encontrados dentro de carro em São Caetano




Quatro homens foram encontrados mortos dentro de um carro modelo Corsa Classic, no bairro de São Caetano, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (12).
 
 
De acordo com informações da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o carro não apresenta marcas de tiro. Há a suspeita de que os homens tenham sido mortos em outro local e os corpos tenham sido levados para São Caetano e deixados no veículo.
Ainda não há informações sobre a identidade das vítima. A polícia está no local aguardando viaturas do Instituto Médico Legal (IML).

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cangaço Baiano 2015, parte II...

Qua,  03/06/2015 às 12:14

Rezava para não cair do capô, diz segurança feito como refém


  • Segurança ficou 15 minutos sobre capô de carro usado em fuga após assalto a banco
Segurança ficou 15 minutos sobre capô de carro usado em fuga após assalto a banco - Foto: Reprodução "Foi desesperador. Eu rezava para não cair e o carro passar por cima de mim", revela Jadiel Oliveira, um dos seguranças que foi feito refém e amarrado ao capô de um dos carros usados pelos bandidos em fuga após assaltarem a agência do Banco do Brasil na cidade do Conde (distante 205 quilômetros de Salvador). A ação dos bandidos aconteceu na manhã desta terça-feira, 2.
Um dia após ao "pior momento da vida", Jadiel falou com exclusividade com a equipe de reportagem do Portal A TARDE  e revelou como foram os 15 minutos que ficou sobre o capô do carro. "A corda que eles usaram não estava apertada. O carro estava muito rápido e só não caí porque um outro refém, que estava na janela da frente (do carro), segurou minha mão", contou.
O segurança só saiu da frente do carro quando o bando parou o veículo e resolveu bloquear a Linha Verde pondo fogo em um caminhão, sobre uma ponte, na altura da divisa entre os municípios do Conde e Jandaíra.
Jadiel contou ainda que, quando viu o primeiro assaltante saindo da caminhonete com uma arma grande, correu para dentro do banco. "Quando eles entraram, pegaram logo a minha arma e a do meu colega. Não tínhamos o que fazer. Eles estavam muito bem armados", disse o segurança, que ainda foi obrigado pelos bandidos a pegar o dinheiro do caixa de uma loja que fica do lado do banco.
Trabalhando há três anos no banco, ele revelou que foi a primeira vez que presenciou um assalto. "A agência já foi assaltada outras vezes, mas foi a primeira vez que foi em horário de funcionamento", relatou o segurança.
A vítima falou ainda que não sai do trabalho por falta de opção: "Pretendo continuar porque não tenho outra opção por enquanto".
Buscas

A polícia continua nesta quarta-feira, 3, as buscas pelos 14 criminosos que roubaram a agência. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), equipes das polícias Militar e Civil, com o apoio das polícias sergipanas, permanecem em diligência em algumas cidades do Litoral Norte baiano e também em Sergipe.




O caso
Nesta terça-feira, 2, 14 assaltantes usaram os clientes do banco como escudo humano em frente à agência. Na fuga, eles abandonaram o Citroën C3 e roubaram a Tucson preta do gerente do banco. Eles também levaram 12 pessoas como reféns (sete clientes e cinco funcionários) penduradas nas janelas e amarrados nos capôs dos veículos.
Ainda segundo a SSP, ao deixarem a cidade, os bandidos efetuaram ainda disparos contra a 51ª CIPM e a delegacia, mas, para preservar a integridade física das pessoas, a polícia evitou reagir.
Alguns reféns foram libertados nas proximidades do Posto Rodoviário, no sentido Sergipe, na BA-099, e os demais deixados na estrada de Jandaíra. As vítimas, todas liberadas sem ferimentos, já prestaram depoimento na Delegacia Territorial de Conde.

Cangaço Baiano 2015...

Com assalto em Conde, sobe para 100 o número de ataques a bancos só este ano


Por Caroline Gois (Twitter: @bocaonews) | Fotos: Reprodução
Clientes e funcionários amarrados. Reféns no capu dos carros presos por cordas e feitos de escudo humano. Gritos, tiros e corre-corre. A cidade de Conde, com pouco mais de 25 mil habitantes, localizada no Nordeste da Bahia, viveu nesta terça-feira (2),  um dos seus piores dias. Sob a mira de metralhadoras, os moradores presenciaram o assalto ao Banco do Brasil do município, onde os dois vigilantes foram feitos reféns. 
 
"Segundo informações da polícia,  os dois seguranças já foram soltos e estão bem, apesar do susto. Mas, foi terrível. Amarraram clientes e funcionários", contou ao Bocão News o presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos.
 
Segundo ele, a agência ficará fechada hoje e "já está sendo realizado o contato com a direção regional do BB e Polícia Militar no sentido de reforçar a segurança. A PM já está realizando invetigações sobre a quadrilha". Vasconcelos informou ainda que um comunicado de acidente de trabalho deve ser emitido para todos que estiveram no momento do assalto. 
 
Conforme dados dos sindicato, com o assalto de hoje, sobe para 100 o número de ocorrências. "Os registros na Bahia são altos. Tivemos uma reunião há duas semanas com o governador Rui Costa e cobramos do poder público mais investimentos, ao tempo que estamos pressionando os bancos para que colaborem com a polícia no sentido de se instalar equipamentos de segurança, câmeras na faixada e entorno das agências, visando assim uma proteção maior a todos", salientou.

Veja abaixo as estatíticas registradas em todo o Estado:
 
ESTATÍSTICA DE OCORRÊNCIAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS – 2015

TIPO
Explosões – 63
Arrombamentos – 10
Assaltos – 9
Tentativas frustradas – 18 
 
Total – 100 ataques
 
LOCAL
Salvador – 24
Interior – 76
 
BANCO
Banco do Brasil – 49
Bradesco – 25
HSBC –
Santander – 3
Mercantil do Brasil –
Caixa – 15
BNB –
Banco 24 Horas – 2
Itaú – 1
Não Diz - 5

Era do cangaço em pleno século 21...


Conde: prefeita teve casa invadida uma semana antes de assalto

Os bandidos renderam o marido dela, um motorista e dois seguranças que estavam no imóvel
03/06/2015 13:12:36
 A prefeita de cidade do Conde, Marly Madeirol (PTN), comentou a ação dos criminosos que provocou pânico nesta quarta-feira (3). Ela acredita que os bandidos estão migrando cada vez mais para o interior do estado por conta da facilidade em cometer os crimes.
"A insegurança está cada vez maior. Eles (bandidos) sabem que nas cidades do interior o policiamento é menor e que isso facilita a ação, por isso o número de assaltos nessas cidades tem aumentado. A cidade do Conde sempre foi tranquila e pacata. Os moradores estão horrorizados com o que aconteceu", contou.
Ontem, bando tocou o terror em ação no Conde (Foto: Reprodução)
Na quinta-feira, a casa da prefeita também foi alvo de criminosos. O imóvel foi invadido por quatro homens armados e encapuzados que renderam o marido da prefeita, um motorista e dois seguranças.
"Eles amarraram todos os quatro e prenderam dentro de um quarto. Quebraram muitas coisas em minha casa e roubaram alguns objetos. Eu não estava em casa", contou. Segundo ela, essa foi a primeira vez que o município do Conde foi vítima desse tipo de crime, mas destacou que assaltos estão cada vez mais frequentes na cidade.