domingo, 31 de março de 2013

Estado do direito falido, só se ver na Bahia...

   
Detentos detonam explosivos dentro da unidade; Parede resistiu e evitou fuga em massa
Nenhum detento da UED de Mata Escura conseguiu fugir
Durante a tentativa de resgate de criminosos presos na Unidade Especial Disciplinar (UED) do Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, na madrugada deste domingo (31), explosivos foram detonados na parte interna do espaço prisional. Conforme informações obtidas com exclusividade pelo Bahia Notícias, os explosivos foram acionados pelos próprios detentos, mas as paredes resistiram às explosões, o que frustrou a fuga. Com o barulho das explosões, Policiais Militares do Batalhão de Guarda e agentes penitenciários de plantão agiram para evitar a debandada dos detentos. Os seis homens que invadiram o Complexo conseguiram fugir antes da chegada dos policiais. Em nota enviada à imprensa, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que instalará um processo administrativo disciplinar para apurar o caso. Ainda não há informação de como os detentos tiveram acesso a explosivos dentro da UED, considerada de segurança máxima, e como alguns conseguiram sair de suas celas. Há registro da saída de presos de pelo menos quatro celas. Ainda segundo a Seap, os invasores se passaram por policiais e um deles usava o uniforme da PM. Na ação, que tinha como objetivo resgatar um assaltante de bancos paulista ligado à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), um cabo da PM ficou ferido após receber coronhadas e duas pistolas foram roubadas. Ainda conforme informações da Seap, o bando, que portava fuzis e rádios transmissores, rendeu os sentinelas e tentaram invadir a parte interna com ferramentas para cortar a cerca e o alambrado de isolamento do local.

   
Unidade de segurança máxima do presídio de Mata Escura é invadida por bandidos armados com fuzis
Bandido que seria resgatado é assaltante de bancos e ligado ao PCC
Seis homens armados com fuzis invadiram, na madrugada deste domingo (31), a Unidade Especial Disciplinar (UED) do Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. O local é considerado de segurança máxima. Conforme informações obtidas com exclusividade pelo Bahia Notícias, os criminosos tentaram resgatar um detento, preso por assaltos a banco no estado e ligado à facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Na ação, o cabo Araújo Silva, da Polícia Militar, foi ferido com coronhadas após uma tentativa de reação. Ele já prestou depoimento e passa bem. Duas pistolas também foram levadas pelos criminosos. Apesar de conseguir acesso à área, o bando não conseguiu ingressar na área interna da UED, que conta com dispositivos que impedem a entrada e saída de pessoas. Toda a ação foi filmada pelas câmeras internas e já foram entregues à polícia. Este é o primeiro registro de uma tentativa de resgate na penitenciária. O preso, que é natural de São Paulo, é ouvido neste momento e deverá ser transferido ainda neste domingo para outra unidade prisional.

Tragédia familiar...

Sargento da PM mata ex-mulher e depois se suicida na frente dos filhos em Canudos

Casal travava disputa judicial. Sargento foi buscar os filhos para passar o domingo de Páscoa, mas discussão com a ex terminou em tragédia

31.03.2013 - 12:31
Sargento matou a mulher na frente dos filhos

Um sargento da Polícia Militar matou a ex-mulher e depois se suicidou na frente dos filhos em Canudos, município localizado a 350 quilômetros da capital baiana. O crime aconteceu por volta das 9h deste domingo (31), em um povoado a cinco quilômetros da cidade.
Segundo o capitão Moura, da 5ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha), o PM Isamaque Ferreira Lima, de 48 anos, havia acabado de buscar os quatro filhos para passar o Domingo de Páscoa quando ele encontrou com a ex-companheira na Mercearia Carvalho.
O casal, que estava separado havia pouco tempo, iniciou uma discussão. Durante a briga, o PM sacou a arma e disparou três vezes contra a ex, Regina Cardoso de Carvalho, 38 anos. Em seguida, o sargento atirou na própria cabeça.
Os filhos do casal - uma menina de seis anos e os gêmeos de quatro - estavam dentro do carro do pai e presenciaram o crime. O filho do PM com a primeira esposa, um garoto de 8 anos, também estava no Volkswagen Voyage do sargento e assistiu a toda cena.
Regina não resistiu aos ferimentos e morreu em frente a mercearia. O PM Isamaque chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 
"Já haviam indícios que este tipo de fatalidade poderia acontecer", relatou o capitão Moura. "Segundo testemunhas, a Regina já tinha registrado queixa contra o sargento por ameaça. Eles também já tinham feito parte de uma audiência conciliatória com o Ministério Público, mas não chegaram a um acordo. Tudo indica que a disputa dos dois tinha relação com a guarda das crianças".
O corpo de Regina Cardoso de Carvalho permanece no local do crime, aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha. Já o corpo do sargento Isamaque Ferreira Lima está em um hospital local, onde também aguarda a chegada do DPT.
O caso será investigado pela Delegacia de Canudos. As crianças foram retiradas da cena do crime e estão acompanhadas dos familiares maternos, mas também devem ser ouvidas pela polícia da região.

sábado, 30 de março de 2013

Ser policial militar é andar com a morte 24 horas ao seu lado...

Familiares e amigos prestam homenagem a policial militar morto

Soldado foi encontrado morto na localidade de Bela Vista de Jauá, na sexta-feira

30.03.2013 | Atualizado em 30.03.2013 - 16:33
Amigos e familiares se despediram do soldado Antônio Lopes da Silva Júnior, 32 anos, na manhã deste sábado (30). O sepultamento ocorreu no cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília. Colegas da operação Gêmeos, grupo criado para combater roubos em coletivos, também participaram da cerimônia. Uma bandeira do Bahia, time de coração do policial, foi colocado em cima do caixão.

O soldado saiu de casa no Uruguai na tarde de quinta-feira para buscar o filho de 6 anos para passar a Páscoa juntos, mas não conseguiu chegar ao destino. Na noite do mesmo dia, o Vectra preto que o policial dirigia foi localizado em Vida Nova, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana, atrás de uma fábrica de brinquedos, com marcas de tiro e vestígios de sangue.

Policiais militares ainda fizeram rondas na região, mas a aflição da família, que durou cerca de 18 horas, terminou de forma ainda mais trágica. Na manhã de sexta-feira (29), o soldado foi encontrado morto por um pedreiro na localidade de Bela Vista de Jauá, em Camaçari.


Caixão foi coberto com escudo da Gêmeos

Segundo a perícia feita pelo Departamento de Polícia Técnica, o PM, que era lotado na Operação Gêmeos e tinha 10 anos de corporação, foi obrigado a ficar de joelhos e executado com três tiros na cabeça e dois nas costas. “Foi um crime de execução. Ele foi colocado de joelhos, fora do veículo. Encontramos pelo menos nove perfurações. Sem dúvida o crime foi cometido aqui (na localidade de Jauá) e dificilmente foi executado por uma pessoa só”, disse o perito do DPT Marcos Mousinho.

Ainda segundo o perito, Antônio tinha ferimentos nos braços que podem ter sido causados no momento da abordagem ou ainda dentro do veículo. Enquanto a perícia era realizada, cerca de 40 policiais, entre fardados e à paisana, se movimentavam pelo local, cujo acesso não foi permitido à imprensa.

A delegada Marta Karine do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) chegou a pedir que os colegas de profissão evitassem passar pelo local para não “perder evidências”.

Ainda de acordo com a perícia, o soldado foi morto na tarde de quinta-feira e o corpo apresentava sinais nos pulsos que indicavam que ele pode ter sido amarrado. No local onde o corpo foi abandonado, uma estrada de barro com poucas casas próximas, foram encontradas 11 cápsulas de calibre 380 e fragmentos do retrovisor do veículo. No entanto, a arma do policial, cujo calibre não foi divulgado, não foi localizada.
Investigação
A polícia trabalha com duas hipóteses de motivação para o crime. “Estamos investigando se foi retaliação a alguma prisão, o que é pouco provável, ou se cometeram um crime e identificaram que ele era policial”, adiantou o diretor do DHPP, o delegado Jorge Figueiredo, sem especificar que tipo de crime poderia ter sido cometido pelos bandidos.

No entanto, ainda não há suspeitos. “Ele saiu no intuito de buscar o filho, mas não chegou e não ligava para a família. O carro foi encontrado com documentos espalhados no interior. Chegaram a pensar em assalto, mas não levaram o veículo. Estamos com equipes nas ruas, mas ainda não temos pistas”, emendou o delegado.


Sepultamento foi realizado no cemitério Bosque da Paz

Bebê
No dia 22 deste mês, Antônio foi um dos policiais que encontraram um bebê recém-nascido, do sexo masculino, abandonado dentro de uma caixa de sapato em um ponto de ônibus no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário.

“Ele era comprometido, aguerrido e profissional. Era um dos melhores da Gêmeos. Vestia a camisa da polícia e gostava que as coisas andassem certas”, contou o tenente Fábio Ferreira, também da Gêmeos.

“Estão sendo rastreadas ligações dele e estamos fazendo rondas para tentar localizar suspeitos, mas ainda é muito cedo para falar com precisão o que aconteceu”, emendou o tenente, enquanto aguardava junto com a família da vítima e colegas de trabalho a liberação do corpo do soldado no Instituto Médico-Legal (IML).

Segundo um tio da vítima, o PM estava separado, morava com a mãe no bairro do Uruguai e costumava pegar o filho que mora com a mãe em Vila de Abrantes. “Ele não tinha inimigos. Todo mundo no bairro adorava ele. Nunca se queixou de nada e do trabalho ele também não falava”, ressaltou o familiar.

“A gente sabia que isso podia ter acontecido porque é uma profissão de alto risco, mas ainda tínhamos esperança. A única coisa que sabíamos era que ele tinha ido buscar o menino e sumiu. Depois chegou a notícia do carro e depois da confirmação da morte”.

“Ele se orgulhava de onde trabalhava, da farda que vestia. Infelizmente a gente sai para trabalhar, mas não sabe se volta”, lamentou o tio do PM
.
Ser policial é caminhar com a morte e o perigo todos os dias.O pior é saber que não existe um plano de carreira,a remuneração é péssima e o Estado não valoriza o profissional.Amanhã isso será esquecido,outros morrerão e nada vai mudar,o policial vai continuar sendo mão-de-obra barata e desvalorizada pelo Estado e pela sociedade.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Governo da Bahia, enterra em todos nós...

Bandidos explodem caixa eletrônico de agência em Abaré

Os sete envolvidos estavam armados com fuzis e tentaram explodir os dois caixas que estavam da agência, mas só conseguiram destruir um deles

29.03.2013 | Atualizado em 29.03.2013 - 18:13
Um grupo de sete assaltantes explodiu um caixa eletrônico e roubou uma agência do banco Bradesco na cidade de Abaré, a cerca de 550 quilômetros de Salvador. De acordo com a delegacia local, a ação aconteceu por volta de 2h da madrugada desta sexta-feira (29) e deixou a agência parcialmente destruída, mas ninguém ficou ferido.
A polícia suspeita que os assaltantes tenham usado dinamites para realizar o roubo na agência localizada na rua Conego Pascoal, no centro da cidade. Todos eles estavam armados com fuzis e tentaram explodir os dois caixas que estavam no estabelecimento, mas só conseguiram destruir um deles. A quantia levada não foi informada.

Veja também:
Posto do Banco do Brasil é assaltado em shopping na Boca do Rio
Trio explode caixa eletrônico no município de Candiba
Número de assaltos a banco cresceu quase 20% no Brasil
BB e Bradesco reduzem dinheiro em caixas eletrônicos à noite
O grupo fugiu num carro modelo Saveiro de cor branca por uma estrada vicinal da cidade, mas como há muitas ruas de terra e propriedades rurais no município, as buscas ficam mais difíceis para a polícia.
Os assaltantes ainda renderam duas pessoas que passavam pelo local no momento do crime. Os reféns serviriam de escudo para os ladrões caso houvesse confronto com a polícia e foram levados junto com o grupo durante a fuga, mas foram liberados a cerca de 300 metros da agência. Eles ainda serão ouvidos pela delegacia local.
As investigações são conduzidas pelo grupo operacional da Caatinga da Polícia Militar e um suspeito de participar do crime já foi detido. Também segundo a polícia, outro roubo a banco similar havia acontecido no ano passado, próximo a prefeitura de Abaré.

Salva-se uma vida e perdi-se outra...

Policial morto em Jauá havia encontrado bebê dentro de caixa de sapato há uma semana

O policial, da Operação Gêmeos, resgatou a criança abandonada pela mãe em um ponto de ônibus e o levou para o Hospital do Subúrbio

29.03.2013 | Atualizado em 29.03.2013 - 14:18

Bebê recém nascido encontrado em Salvador (Foto: Divulgação/PM) 
O policial militar Antônio Lopes da Silva Junior, que foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (29) em Jauá, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foi o mesmo que encontrou um bebê dentro de uma caixa de sapato no último dia 22. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.

O carro dele, um Vectra Hatch preto, foi encontrado abandonado na noite da quinta-feira (28), em Vida Nova, no município de Lauro de Freitas. Ele estava estacionado nas proximidades da loja de brinquedos Acalanto.
Leia mais:
PM desaparecido é encontrado morto em Camaçari

Carro de PM é encontrado com marcas de tiros e sangue em Lauro de Freitas


O veículo do soldado tinha marcas de disparos de arma de fogo e vestígios de sangue no teto. Ainda de acordo com a PM, buscas estão sendo realizadas com a intenção de localizar e prender os autores do crime, cuja autoria e motivação ainda não foi divulgada pela polícia.

O policial, da Operação Gêmeos, resgatou a criança abandonada pela mãe em um ponto de ônibus no bairro do Lobato. Ele percebeu que o bebê ainda estava com cordão umbilical e parte da placenta e o socorreu até o hospital do Subúrbio.
O estado de saúde do recém-nascido é considerado delicado, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O bebê continua internado na Maternidade Albert Sabin e não tem previsão de alta médica. Ele contraiu uma infecção e o quadro clínicio piorou na terça-feira (26).
Mãe é procurada
Investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca) estão em busca da mãe do recém-nascido. A delegada Simone Malaquias acredita que a mãe do bebê pode ser uma aluna, funcionária ou ter alguma ligação com a escola Landulfo Alves. "As duas camisas de uniforme escolar são pistas importantes para se saber quem e o que levou ao abandono do recém-nascido", diz. A delegada está mantendo contato constante com o Juizado da Infância e do Adolescente.
Ela acredita ainda que o bebê esteve exposto a riscos até de morte por ser deixado sozinho no ponto. "Ele poderia ter desidratado ou ser atacado por algum animal", explica.
Para a delegada, o fato de não poder criar o filho não justificaria a ação de deixá-lo na rua. "O primeiro passo para evitar o abandono é procurar pelo Juizado da Criança e Adolescente ou o Conselho Tutelar para receber orientações". Ainda sem nome, o menino ganhou o apelido de Albertinho pelos funcionários da maternidade onde está internado. 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Todos os dias...

Supermercado é roubado no bairro de Águas Claras

É a quarta vez em três dias que um supermercado da rede Todo Dia é assaltado em Salvador

 22.03.2013 - 18:16
Um supermercado foi assaltado na tarde desta sexta-feira no bairro de Águas Claras. De acordo com a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cajazeiras (3ª CIPM/Cajazeiras), a ação aconteceu por volta de 17h30 quando dois homens chegaram ao local e anunciaram assalto.
Eles usaram uma moto para chegar ao estabelecimento, que pertence à Rede Todo Dia. A 3ª CIPM informou que não houve feridos durante o assalto, mas não há confirmação sobre o que foi roubado e como se desenvolveu a ação dos criminosos.
Essa é a quarta vez em três dias que um supermercado da mesma rede é assaltado. Somente nesta última quarta-feira, dois estabelecimentos foram roubados. O primeiro está localizado no bairro de Castelo Branco e mais tarde foi a vez do estabelecimento em Baixa de Quintas.
Já nesta última quinta-feira, dois homens armados causaram o cirme no supermercado no fim de linha da Mata Escura.

A nova onda em Salvador...


Supermercado é assaltado no fim de linha da Mata Escura

Na quarta-feira, unidades do Todo Dia em Castelo Branco e na Baixa de Quintas também foram assaltadas.

 21.03.2013 - 22:29
Um supermercado da rede Todo Dia foi assaltado na noite desta quinta-feira (21) no bairro de Mata Escura. Em dois dias, é o terceiro mercado desta rede a ser assaltado, segundo a polícia.
De acordo com a 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o crime aconteceu no início da noite no fim de linha do bairro. As primeiras informações são de que dois homens armados foram responsáveis pelo assalto, mas não há mais detalhes sobre o caso.
Todos os casos devem ser investigados pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.

quinta-feira, 21 de março de 2013

No comando do crime

Ladrões roubam tablet na Orla e tiram fotos; Imagens já foram entregues à polícia
Foto foi tirada no Nordeste de Amaralina, aponta aplicativo |Foto: Divulgação
Suspeitos de roubar um tablet de um turista na orla de Amaralina, em Salvador, usaram o aparelho para tirar fotos com os amigos momento após o crime, que ocorreu no último dia 10 de março. Só que as imagens foram enviadas para o e-mail da vítima, que tinha instalado um aplicativo com a função no equipamento eletrônico. O caso foi relatado pelo gaúcho Carlos Alberto Pacheco, de 68 anos, que mora em Porto Seguro, no extremo sul baiano. "No dia seguinte [ao roubo], já retornando à Porto Seguro, onde resido, à noite para dormir, parei em uma pousada e entrei na internet. Como havia baixado um software, o google/latitude.com, as fotos que eu tirava ficariam armazenadas. Grande surpresa, lá também estavam quatro belas fotos dos dois assaltantes, fazendo pose, junto com outros amigos. Absoluta falta de conhecimento técnico, é hilário mesmo. As fotos foram tiradas perto de onde fui roubado, no Nordeste de Amaralina", relatou ao G1. De acordo com Pacheco, ele passeava com a esposa quando foi surpreendido por dois suspeitos. Um deles estava a pé e o outro de bicicleta. "Estava procurando um local para almoçar, estava caminhando pela orla, com o tablet na mão, quando abruptamente fui surpreendido por eles [suspeitos]. Eles avançaram em mim, pegaram o tablet e saíram correndo. Tentei pegar o tablet e acabei caindo, machuquei as duas mãos com o atrito com o asfalto", disse. Em seguida, Pacheco informou ter identificado a localização do aparelho, que custou R$ 1,8 mil, através de um outro software instalado. "Consegui rastrear o trajeto que eles fizeram, até uma loja de informática, nas imediações. A policia foi até lá, mas os proprietários negaram tudo", afirmou. Segundo a vítima, os suspeitos ficaram dentro da loja por 45 minutos, conforme indicado pelo aplicativo. A ocorrência foi registrada na 7ª Delegacia, no bairro do Rio Vermelho, no dia seguinte ao roubo. Com as imagens, a polícia deve chegar com mais facilidade aos criminosos.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Circo Brasil...

Contra assaltos, SSP da Paraíba sugere que mulheres façam 'cara de brava'
Não são só as autoridades baianas que sugerem atitudes esdrúxulas à população diante de situações de perigo. Após as dicas, pela Polícia Civil da Bahia, de que as pessoas carreguem dinheiro "para satisfazer o ladrão" e da recomendação, pela Polícia Militar do Estado, de que o cidadão exercite como sair do porta-malas de um carro, a Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba dá conselhos específicos a pessoas do sexo feminino.
“Se você se sente insegura ao andar à noite numa rua deserta, ou ao sair do banco com o dinheiro na bolsa, faça cara de brava, franza as sobrancelhas, fale alto consigo mesma”, diz o item “segurança para mulheres” do site da pasta. O site recomenda ainda, entre outras curiosidades, que as mulheres mantenham no carro “uma bolsa à vista, com quinquilharias e algum dinheiro, para que um eventual ladrão possa levá-la sem lhe trazer muito prejuízo”. Informações da Veja.

Socorro, fechem as portas dos supermercados...


Qua , 20/03/2013 às 13:00

Supermercado é assaltado no bairro de Castelo Branco

O supermercado Todo Dia, localizado no bairro de Castelo Branco, em Salvador, foi assaltado por bandidos armados do final da manhã desta quarta-feira, 20. Os criminosos abordaram os clientes e levaram dinheiro dos caixas. O valor assaltado ainda é desconhecido.
O crime ocorreu por volta das 12 horas e a polícia ainda realiza rondas no bairro em busca dos suspeitos. Cinco viaturas são usadas na operação. Para evitar a dispersão dos bandidos, as saídas da localidade foram fechadas.
Segundo a polícia, conforme informações passadas por testetemunhas, três homens participaram da ação. Os criminosos fugiram do local do assalto em um fiesta de cor preta.

A nova onda na Bahia...

Terça, 19 de Março de 2013 - 18:19

Cocos: Grupo assalta dois bancos e foge com reféns

Duas agências bancárias da cidade de Cocos, no extremo oeste do estado, foram assaltadas no início da tarde desta terça-feira (19). Um grupo formado por dez homens fortemente armados invadiu a agência do Banco do Brasil (BB) e seguiu para a do Bradesco, ambas ficam na Praça Matriz, noticia o Correio . Durante a ação, os assaltantes fizeram vários disparos para o alto, o que assustou a população por cerca de 45 minutos. Segundo a delegada Luzmaia Cecília de Souza, os criminosos estavam armados com fuzis e pistolas. “Eles chegaram em um veículo de passeio e uma Strada. Ainda roubaram outro carro e fugiram”, conta. Funcionários dos dois bancos foram levados como reféns e liberados em seguida. Policiais de Minas Gerais e Goiás ajudam nas buscas aos assaltantes. A quantia levada ainda não foi divulgada. De acordo com o jornal, a informação do Sindicato dos Bancários da Bahia é de que, com esta ação, sobe para 36 o número de ocorrências envolvendo bancos ou caixas eletrônicos no estado. O Banco do Brasil continua a ser a preferência das quadrilhas, com 18 casos.

A nova moda em Salvador...

Terça, 19 de Março de 2013 - 18:40

Farmácia do Campo Grande é assaltada

A polícia procura pelos assaltantes responsáveis pelo roubo a mais uma farmácia em Salvador. Nesta terça-feira (19), o oitavo crime do tipo, no prazo de uma semana, aconteceu no Campo Grande, por volta das 16h20. De acordo com a polícia, que ainda não informou sobre a existência de vítimas, os suspeitos teriam fugido em direção ao Corredor da Vitória. As ocorrências anteriores foram registradas nos bairros de Ondina, Jardim Apipema, Canela, Graça, Pituba e Cabula. A PM deve intensificar a segurança dos estabelecimentos, principalmente os que funcionam durante 24 horas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mais um Bahia...

Segunda, 18 de Março de 2013 - 07:36

Bandidos explodem caixa eletrônico na Estação Pirajá

Bandidos explodem caixa eletrônico na Estação Pirajá
Bandidos explodiram na madrugada desta segunda-feira (18) um caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado na Estação Pirajá, em Salvador. De acordo com a Central de Polícia, aproximadamente seis homens participaram da ação, que ocorreu por volta das 3h. Testemunhas relataram a fuga dos assaltantes em um carro roubado na região. Ninguém foi preso até o momento. Policiais da 47ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pau da Lima) foram ao local, mas não identificaram a quantia levada pelos ladrões.

Desequilíbrio oficial...


Segunda, 18 de Março de 2013 - 12:00

Capitão que atirou contra soldado da PM é preso

Autor dos disparos feitos contra o soldado da Polícia Militar Michael Lima Carinhanha, o capitão Adriano Maciel Moreira, de 33 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (18). Ele foi ouvido na Corregedoria da corporação e encaminhado para a Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP), localizada no Batalhão de Choque. Os dois policiais estavam de folga quando aconteceu a confusão, em frente a um bar no bairro de Pituaçu. Alvejado por dois tiros na panturrilha direita, Michael permanece internado no Hospital Roberto Santos, de acordo com a PM. A vítima está consciente e seu quadro de saúde é estável


Um soldado da Polícia Militar foi baleado por um capitão no início da manhã desta segunda-feira (18), em frente a um bar, no bairro de Pituaçu, em Salvador. De acordo com a 39ª Companhia Independente da PM (CIPM/Boca do Rio), Michael Lima Carinhanha, de 29 anos, foi alvejado na porta do Bar Escadinha, na Avenida Pinto de Aguiar. Ele deu entrada na emergência do Hospital Roberto Santos com ferimentos na perna e no pescoço, conforme o posto policial da unidade médica. Segundo informações da 39ª CIPM, o soldado saía do estabelecimento quando foi abordado pelo capitão, cujo nome não foi divulgado. A polícia relatou que o autor dos disparos foi alertado por um amigo que Michael estava armado e resolveu verificar. Ao ser abordado, o polical teria achado que era um assalto e mostrou a arma. O capitão reagiu e disparou dois tiros. Lotado na 50ª CIPM/Sete de Abril, Michael continua internado no Roberto Santos. O outro policial envolvido na situação atua na 12ª CIPM no Rio Vermelho.

Humanidade hipócrita...

Meia grego é banido da seleção após gesto nazista em comemoração por gol

O meia Giorgos Katidis, do AEK Atenas, foi banido da seleção da Grécia depois de fazer uma saudação nazista quando comemorou um gol da sua equipe durante um jogo do Campeonato Grego. A Federação de Futebol da Grécia afirmou neste domingo (17) que o gesto do jogador "é um insulto profundo para todas as vítimas de brutalidade nazista". O atleta, de 20 anos, fez uma saudação nazista após marcar o gol da vitória do AEK por 2 a 1 sobre o Veria no último sábado (16). Sua ação provocou uma reação imediata e esmagadoramente negativa nas redes sociais. Katidis pediu desculpas na TV e pelo Twitter, e alegou ignorância sobre o significado da saudação. O AEK e a Liga Grega também analisam a possibilidade de aplicar punições ao jogador. O clube, porém, também corre riscos de ser sancionado. Torcedores da equipe divulgaram um comunicado em que pedem para Katidis ser dispensado do clube. O meia já atuou pelas seleções de base da Grécia.

domingo, 17 de março de 2013

Essa é a terra de todos nós...

Metade dos menores de rua é viciada em crack

De acordo com a Semps, 3,5 mil pessoas vivem nas ruas de Salvador; 10% destas são menores

 17.03.2013 - 08:14

Com apenas 12 anos, D. já tem as mãos queimadas pelo fogo que usa para acender o cachimbo do crack. Os olhos vermelhos e os dentes escurecidos indicam um uso contínuo da droga. “Ô tio, só fumo quando tô com fome”, responde o menino, que afirma ser vítima de espancamentos da avó depois que os pais foram assassinados por traficantes de Plataforma, no Subúrbio.

Região do Centro Antigo, que inclui Pelourinho, é área onde h[a mais crianças e adolescentes usando crack em Salvador

A aparência fragilizada do menino, que diz não saber ler nem escrever, entrega o consumo da droga. “Apanho muito. Fico na rua o dia todo. Moro aqui faz tempo”, conta o garoto, que passa os dias perambulando pelo Centro Histórico de Salvador em busca de trocados que completem o valor de uma pedra: R$ 5. Na hora de fumar, até os banheiros químicos viram abrigo.

Assim como D., as crianças e adolescentes em situação de rua em Salvador têm no crack um refúgio. O secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade, afirma que pelo menos 50% deles usam a droga, de acordo com mapeamento feito pela secretaria.

“Hoje, a população em situação de rua em Salvador é de 3.500 pessoas. Desses, 10% são menores e pelo menos metade usa crack. A criança é  muito mais susceptível à influência da  droga”, diz Maurício Trindade. Partindo dessa estimativa, há pelo menos 175 menores viciados em crack vivendo espalhados pelas ruas da capital baiana.

O mapeamento da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) indica que a maioria das crianças e adolescentes que consomem a droga - assim como os usuários de todas as faixas etárias - está concentrada onde o dinheiro circula. “Para alimentar o vício, é a forma que elas encontram, na abordagem dos turistas ou em bairros nobres”, diz a coordenadora da Proteção Social Especial da Semps, Dinsjani Pereira, que indica o Centro Antigo como área de maior concentração.


Quem conhece bem a Rua 3 de Maio, no Pelourinho, conhece um menino franzino que fuma crack por ali. O garoto, que anda com farda do Colégio Estadual Odorico Tavares, não foi à escola. “Ele passa os dias dormindo todo sujo e parecendo um zumbi. Todo com os dedos queimados e o nariz machucado de cheirar coisa errada”, comenta uma comerciante da rua, que prefere não se identificar.

O consumo do crack, geralmente, é feito com adultos. “Essas crianças não têm família próxima e por isso ficam vulneráveis nas mãos de adultos e até mesmo de traficantes”, diz Trindade.


ViioLênCia na capital do axé...


Dom , 17/03/2013 às 10:53

Adolescente morre após ser feito de escudo humano em Brotas

Um adolescente de 14 anos morreu na noite de sábado, 16, no bairro de Matatu de Brotas, em Salvador, ao ser usado como escudo humano por um homem não identificado que fugia de bandidos.
Segundo a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o jovem, identificado pelas iniciais G.R.S., encontrava-se na Rua Barros Falcão, próximo ao posto Menor Preço, quando foi baleado em diversas partes do corpo, principalmente no tórax.
O homem que era perseguido pelos bandidos também foi atingido pelos disparos e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo informações da unidade médica, a vítima levou tiros na cabeça e, até a tarde deste domingo, 17, o estado de saúde dele permanece gravíssimo.
Os bandidos envolvidos no crime ainda não foram identificados. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).


Enterra em todos nós...

Dom , 17/03/2013 às 12:14

Bandidos saqueiam G Barbosa

Uma unidade da rede de supermercados G Barbosa, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, foi invadida por três homens armados renderam funcionários e saquearam o estabelecimento neste domingo, 17. O segurança e outro empregado do estabelecimento foram rendidos, por volta das 7h20, na Rua Melo Morais Filho, quando iam abrir o supermercado, segundo informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom).
Ainda não há informações sobre o valor total do roubo. Foram levados televisores, celulares, aparelhos de rádio e tablets. O crime está sendo investigado por agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), na Baixa do Fiscal.

quinta-feira, 14 de março de 2013

São Salvador...

Duas casas lotéricas foram assaltadas na manhã desta quinta-feira (14) em Salvador. Por volta das 9h20, três homens armados invadiram um estabelecimento na Rua Rio de Janeiro, na Pituba, e fugiram em um Gol preto. Segundo a Central de Polícia, o outro assalto aconteceu na unidade situada na 1ª Travessa Marquês de Maricá, no bairro do Pau Miúdo. O crime aconteceu por volta das 10h10 e o caso é investigado pela 2ª Delegacia Territorial (DT/Liberdade) e pela 37ª CIPM (Liberdade). Ninguém ficou ferido durante as ações e as quantias roubadas ainda não foram divulgadas pela polícia. Informações do Correio.

Só se ver na Bahia, só se ver na Bahia...


Quadrilha faz roubo simultâneo a bancos e foge com reféns no Oeste da Bahia

Agências ficaram na mesma rua, no centro de Barra, e são separadas por cerca de 100 metros

 14.03.2013 - 13:00

Duas agências bancárias da cidade de Barra, no Oeste da Bahia, foram assaltadas no final da manhã desta quinta-feira (14). O grupo formado por cerca de 15 homens armados dividiu-se em três grupos e atacou de forma simultânea o Banco do Brasil e o Bradesco.

Os dois bancos ficam na mesma rua, no centro da cidade, e são separadas por cerca de 100 metros, o que facilitou a ação. Enquanto parte da quadrilha rendia os funcionários e clientes nas agências, outra parte ficou nas ruas da cidade atirando para alto.

Diversas pessoas foram levadas como reféns na fuga. Seis deles – quatro funcionários e dois clientes – já foram liberados. O grupo fugiu em direção ao município de Ibotirama. Policias civis, militares, rodoviários e do Comando de Policiamento do Oeste fazem buscas aos assaltantes na região.

Localizado ao sul de Barra, o município de Muquém de São Francisco também foi alvo de um grupo de assaltantes nesta quinta-feira (14). Uma caixa eletrônico do Bradesco foi explodido com bananas de dinamite. A polícia acredita que quatro homens participaram da ação e fugiram em uma pickup.

Já em Ibiassucê, no Sudoeste da Bahia, dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil também foram explodidos com bananas de dinameite na madrugada. Portas de vidro da agência ficaram destruídas. Os criminosos trocaram tiros com policiais e fugiram sem levar o dinheiro.


Portas do Banco do Brasil ficaram destruídas em Ibiassucê
De acordo com o Sindicato dos Bancários, de janeiro até esta quinta-feira (14), 29 ocorrências relacionadas a bancos foram registradas na Bahia. Em 19 delas, caixas eletrônicos foram arrombados ou explodidos. Oito agências foram assaltadas, e nove tentativas foram frustradas.

terça-feira, 12 de março de 2013

Centro de Salvador, cuidadooo...

Moradores dizem que o Campo Grande virou um lugar de violência e de drogas

 12/03/2013 07:27:24

A escadaria é usada como rota de fuga pelos marginais
A escadaria é usada como rota de fuga pelos marginais
Sexo explícito em plena luz do dia, assalto, tentativa de estupro e consumo de drogas, são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores e frequentadores do bairro do Campo Grande e adjacências, uma das regiões mais valorizadas da capital.
As queixas são feitas pelos moradores, empregados e comerciantes da área que, assustados com a onda de violência, denunciaram a situação à Tribuna.
Os moradores do edifício Guilermina, localizado em frente à Praça do Campo Grande são os mais prejudicados com a violência, já que o prédio fica situado próximo das escadarias que ligam ao Vale do Canela.
De acordo com Antônio Carlos Rodrigues, porteiro do prédio, muitas pessoas passam diariamente pelas escadarias e são surpreendidas pelos bandidos que, após realizarem os assaltos, fogem para a Gamboa de Baixo.
O porteiro disse ainda que os marginais agem em plena luz do dia, sem nenhum escrúpulo. “Já presenciei uma tentativa de estupro a uma senhora de 65 anos. Outra vez uma jovem se negou a dar o celular e recebeu facadas dos bandidos. Aqui funciona como rota de fuga para marginais. Como funcionários estamos expostos o tempo inteiro às ações deles”, desabafou.
O vidro quebrado da guarita do prédio denuncia a insegurança sofrida pelos funcionários. Segundo Antônio da Silva, segurança do prédio da noite, o incidente ocorreu quando ele tentou impedir que um marginal buscasse refúgio no edifício. “Eles quebraram a guarita e ainda me agrediram fisicamente”, declarou.
Além da violência, os moradores estão convivendo com a falta de iluminação dos postes públicos. Segundo Marluce Góes, moradora do prédio, a lâmpada do poste de iluminação publica que fica ao lado do edifício dela está sem funcionar desde fevereiro, o que tem viabili-zado a ação dos marginais durante a noite.
Ela contou que, recentemente, foi surpreendida com o barulho de vários disparos que acreditava tratar-se de uma bomba, quando avistou da janela uma mulher sendo assaltada por quatro bandidos que atiravam para fugir da perseguição da polícia.
”Eu moro aqui há 17 anos e nunca presenciei tanta violência como a que estamos vivenciando atualmente. Situações como essas precisam ser revistas para que possamos viver com mais liberdade e paz”, disse.
Ao lado do prédio funciona uma assistência técnica de eletrônicos e, de acordo com Cezar Viana, proprietário do estabelecimento, diariamente várias pessoas, principalmente, estudantes, entram na loja pedindo ajuda após serem roubados. “Graças a Deus a minha loja nunca foi assaltada, mas a violência é real e precisa ser combatida”, declarou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública diz que já adotou providências para recuperação dos pontos apagados, com reposição de portais e luminárias com lâmpadas especiais. O serviço, que inclui também manutenção em toda rede, deverá ser concluído até o final dessa semana.
Quanto ao problema de “choque na posteação”, a equipe da secretaria vai até o local para verificar causas e adotar providências. Caso seja de responsabilidade da COELBA, a SEMOP fará contato imediatamente com o órgão.

A nova onda em Salvador...

Terça , 12/03/2013 às 14:48 

Dupla invade prédio e assalta moradores na Graça


  • Condomínio fica localizado na Rua Santa Rita de Cássia
Dois homens armados invadiram um prédio residencial, renderam o porteiro e roubaram moradores do bairro da Graça, em Salvador, no final da manhã desta terça-feira, 12, segundo informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom). O assalto aconteceu no Condomínio Edifício Residencial Beatriz, na Rua Santa Rita de Cássia, por volta das 12h.
Informações iniciais dão conta de que os assaltantes aproveitaram o momento em que um dos moradores saía do prédio para cometer o crime. Após renderem o porteiro, os homens invadiram os apartamentos 402 e 1001. Segundo a polícia, os criminosos levaram aparelhos celulares, notebooks e uma quantia no valor de R$ 600.
Uma das vítimas ainda teve o carro (um Fox vermelho) roubado. O veículo foi utilizado pelos bandidos durante a fuga. Ainda de acordo com a Stelecom, ninguém ficou ferido durante a ação. Viaturas da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM - Ondina/Rio Vermelho) foram acionadas e permanecem no local. Ainda não há informações sobre o paradeiro dos assaltantes.

Planos para combater a violência. Essa é Bahia de todos nós...

Polícia Civil e SSP retiram 'dicas de segurança' de site institucional
Depois de matéria publicada pelo Bahia Notícias sobre as expectativas de reação da população frente a um assalto, pelos gestores da segurança pública estadual, a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia resolveram retirar da página principal dos seus sites o link "Dicas de Segurança", que sugeria ações, para os cidadãos, durante um eventual assalto, a exemplo da frase "carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões", que aparecia no item "Como agir durante um assalto". Segundo nota enviada ao Bahia Notícias, a determinação, na manhã desta terça-feira (12), partiu do delegado-geral, Hélio Jorge Paixão. "As informações ali contidas, postadas há mais de cinco anos, vão passar por uma revisão e atualização", diz o comunicado. Em entrevista ao programa Acorda Pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5, o secretário de Comunicação do governo do Estado, Robinson Almeida, considerou a redação das dicas "infeliz e imprecisa" e garantiu que o texto será revisto para "corretamente informar à população".

domingo, 10 de março de 2013

Assim estar Salvador...

Cinco homens assaltam supermercado no Shopping Itaigara

O Bompreço do Shopping Itaigara foi invadido por cinco homens armados, por volta das 17h40 deste domingo, 10. O bando rendeu os funcionários e assustou os clientes que estavam no local, de acordo com informações da Polícia Civil. Com medo, alguns funcionários se esconderam no banheiro da loja. Os ladrões saquearam os caixas, renderam o encarregado e levaram um malote de dinheiro que se encontrava no andar superior do estabelecimento.
De acordo com a Polícia Civil, o valor roubado não foi divulgado e os homens fugiram em um veículo, em direção a Avenida Paulo VI, na Pituba. O caso é investigado pela 16ª Delegacia Territorial/Pituba.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Bahia terra de todos nós...

Polícia encontra o local onde as vítimas da chacina de Valéria foram torturadas

08/03/2013 18:11:23

Os cinco corpos foram encontrados em Valéria
Os cinco corpos foram encontrados em Valéria
Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) localizaram dois barracos na região da Lagoa da Paixão, no Subúrbio Ferroviário, com diversas marcas de sangue no chão, cartuchos de munição, com características de pistolas ponto 380 e ponto 40, cordas, lonas e sacos plásticos, semelhantes aos materiais encontrados junto aos corpos das vítimas da chacina, em Valéria.
Os policiais acreditam que os imóveis foram utilizados para torturar e matar os dois homens e as três mulheres, encontrados nos fundos da empresa de siderurgia. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram enviados ao local para confirmar se os cinco foram mortos ali.
Um suspeito de envolvimento na chacina, que não teve o nome revelado, foi descoberto nas imediações dos barracos, na Lagoa da Paixão, e conduzido à sede da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), na Pituba, onde será interrogado.
Duas das cinco vítimas da chacina já estão identificadas. Tiago Batista dos Santos, apontado pelas investigações como líder do trafico de drogas na localidade da Rua do Cemitério, em Mata de São João, e Deilton da Silva Santos, o "Binho", que já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas, em 2005.
Entre as três mulheres mortas, duas foram identificadas, até o momento, apenas pelos prenomes de Jéssica e Larissa. A terceira vítima feminina era conhecida pelo apelido de “Jojó.
A motivação das mortes tem relação com o tráfico de drogas. Os corpos estavam amarrados e com diversas marcas de tiros.

A lei acima de tudo...

Punição a motorista que recusa bafômetro é ilegal, diz Procuradoria-Geral

As manifestações do Ministério Publico serão analisadas pelo ministro Luiz Fux, que é relator de três ações que questionam a constitucionalidade da Lei Seca

 08.03.2013 - 21:15
Em parecer encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal), a Procuradoria-Geral da República defende que sejam consideradas ilegais as sanções administrativas previstas pela Lei Seca para o motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro para identificar se está dirigindo embriagado.
Se essa tese for acolhida pelos ministros do STF, o motorista que se recusar a passar pelo bafômetro não poderá mais ser multado, ter a carteira de motorista suspensa por um ano e o veículo retido. Essas punições poderão ser válidas se houver outros tipos de provas, como vídeo e testemunhas. Atualmente, a multa nessa situação é de 1.915,40.
O despacho assinado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a vice-procuradora-geral, Deborah Duprat, sustenta que essas punições são inconstitucionais já que não há obrigatoriedade para que seja feito o teste do bafômetro. Isso porque, segundo a lei brasileira, ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, pois “trata-se do chamado direito à não autoincriminação”.
As manifestações do Ministério Publico serão analisadas pelo ministro Luiz Fux, que é relator de três ações que questionam a constitucionalidade da Lei Seca. Essa discussão começou no tribunal em 2008, logo após a primeira versão da lei ser sancionada. O texto dos procuradores também já avalia critérios mais rígidos da Lei Seca, em vigor desde dezembro do ano passado, adotados para comprovar a embriaguez do motorista.
Para o Ministério Público Federal, é constitucional a chamada tolerância zero. Na avaliação do MP, dirigir sem presença de álcool no organismo diminui os riscos e danos à vida, à integridade física e à segurança dos motoristas e pedestres. “[A tolerância zero] é necessária, uma vez que se revela o meio mais eficaz a reduzir, drasticamente, os índices de acidentes de trânsito fatais”.
Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) colocou como limite para o nível de álcool tolerado no teste do bafômetro 0,05 miligrama por litro de ar expelido - sendo que uma lata de cerveja é suficiente para a multa. Para eles, ainda são válidas as novas provas para comprovar se o motorista está dirigindo bêbado como depoimento do policial, vídeos, testes clínicos e testemunhos.
Os procuradores afirmam, no entanto, que os magistrados precisam analisar como elas foram obtidas e se são razoáveis. “Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste código [Código Processo Civil] são hábeis para provar a verdade dos fatos”, afirma o parecer. A Procuradoria ainda considera legal a proibição de venda e oferecimento de bebidas alcoólicas em rodovias federal.
A justificativa é que a Lei Seca impõe restrição ao comércio de bebidas alcoólicas, apenas em determinadas localidades, atingindo um segmento específico de mercado, de modo a se reduzir o elevado número de acidentes ocorridos nas estradas em razão do consumo de álcool pelos motoristas. Não há previsão de quando o STF vai analisar a constitucionalidade da lei.

Mais um Bahiaaa...

Ourolândia: Explosão de caixa eletrônico destroi agência do Bradesco
A agência do Bradesco da cidade de Ourolândia foi explodida na madrugada desta sexta-feira (8). A polícia acredita que pelo menos sete homens encapuzados e armados participaram da ação por volta de 3h30. Eles fugiram em um veículo Fiat Strada. De acordo com o delegado Eduardo Britto, titular do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (Gracif) de Jacobina, apenas um dos caixas foi arrombado. A quantia levada pelos assaltantes é desconhecida. O delegado acredita que a prisão de quatro homens presos no último dia 27 em Jacobina tenham causado a ação. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Agora tem, tem, tem...mais um assalto a banco no estado da Bahia...

Domingo, 03 de Março de 2013 - 09:00

Jaguarari: Bandidos explodem caixas eletrônicos

Jaguarari: Bandidos explodem caixas eletrônicos
Dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil foram destruídos na manhã deste domingo (3) no distrito de Pilar, no município de Jaguarari, localizado no nordeste baiano. De acordo com o Correio, moradores relataram que pelo menos cinco homens armados realizaram a ação por volta das 2h45 da madrugada. A quadrilha fugiu após a explosão e a quantia levada não foi informada pela polícia. Neste sábado (2), no município de Mairi, a agência do Bradesco na cidade também foi alvo de ação criminosa.