quinta-feira, 31 de julho de 2014

Inoperância da SSP-Ba...

SSP cria grupo especial para investigar homicídios de policiais

"Acreditamos que a criação do grupo irá nos levar mais rápido à autoria e consequente prisão dos responsáveis", afirmou Barbosa, em nota
Policial Jorge foi morto em assalto na Estrada Velha do Aeroporto
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) criou um grupo especial com integrantes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Superintendência de Inteligência da SSP para investigar casos de homicídio contra policiais. Na manhã desta quinta-feira (31), mais um policial militar foi morto, dessa vez no bairro de Paripe.
A decisão de centralizar investigações do tipo partiu do secretário estadual, Maurício Teles Barbosa, do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão.
"Acreditamos que a criação do grupo irá nos levar mais rápido à autoria e consequente prisão dos responsáveis", afirmou Barbosa, em nota.
Morte em Paripe
O soldado da Polícia Militar Washington Luiz Santos Cruz, 40 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (31) no Hospital do Subúrbio, em Salvador. Ele foi baleado durante um assalto que aconteceu por volta das 7h, na Rua Amazonas no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário. Washington é o quarto policial morto em julho deste ano.

Washington Luiz foi atingido no tórax e na virilha ao ser abordado por dois assaltantes. Ele chegou a ser socorrido por uma viatura da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe), mas não resistiu e morreu por volta das 10h30. Washington Luiz era lotado na Rondesp RMS e há nove anos integrava o quadro funcional da Corporação.

O policial estava de folga, em companhia da esposa no veículo do casal, quando foi roubado. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes identificaram o militar e atiraram três vezes nele. Os assaltantes fugiram levando o carro do policial.

O serviço de inteligência da Polícia Militar e equipes da 19ª CIPM conseguiram localizar o veículo roubado na região conhecida como “Bate Coração”, no próprio bairro. Diligências estão sendo realizadas para localizar e prender os autores do crime.

Assalto e morte de policiais
A violência contra o policial da Rondesp ocorreu uma semana após a morte de dois policiais, um civil e um militar, em assaltos em Salvador em um intervalo de três horas. Na Estrada Velha do Aeroporto, o investigador da 13ª Delegacia (Cajazeiras), Jorge César de Castro Pereira, 55 anos, foi morto durante assalto realizado por três homens, por volta das 18h30. Ele levou um tiro no rosto quando tentou dominar um dos ladrões. 
Ao presenciar o roubo de R$ 1.800 do amigo, o policial tentou puxar a pistola ponto 40 da cintura, mas levou uma gravata de um outro bandido e em seguida o tiro no rosto. “O policial tentou obstruir a ação criminosa, mas estava em menor número”, contou o delegado Jorge Figueiredo. Em seguida, o trio de bandidos fugiu coma pistola ponto 40 e o carregador do policial em um Celta vermelho, tomado de assalto a alguns metros do galpão.
No mesmo dia, o soldado Fábio Ferreira Rosas, 34, da 40ª Companhia Independente de PM (Nordeste de Amaralina) foi executado por traficantes da Liberdade, que já assaltavam um casal em um carro. Os dois casos são investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 
Dois suspeitos pela morte do polícia civil Jorge César de Castro Pereira, também são suspeitos pela morte de um policial militar no Caji, em Lauro de Freitas, no dia 14 de julho. As prisões de Alexandro Borges da Silva, 20 anos, e Robson dos Santos Soares, 22 anos, já foram pedidas à Justiça.

L O B na PMBA...

Quinta, 31 de Julho de 2014 - 00:00

Reunião final para discussão da Lei de Organização Básica da PM e dos bombeiros ocorre na segunda

Reunião final para discussão da Lei de Organização Básica da PM e dos bombeiros ocorre na segunda

O processo de discussão do Projeto de Lei (PL) 20.884/2014 que reorganiza a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), cuja votação fora adiada no início do mês, está perto de ser concluído. Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), representantes da Casa Legislativa, do governo e da categoria realizam a reunião final na próxima segunda-feira (4) para fechar o texto da Lei de Organização Básica da PM. “Vamos apresentar tudo que foi deliberado e o projeto deve ser votado no máximo até a segunda quinzena de agosto, havendo quorum”, disse o deputado. O encontro será às 16h, na sala da Liderança do Governo na AL-BA. “Nossa estratégia foi abrir para todas as associações apresentarem suas proposições. Todas tiveram espaço e tempo para isso, ouvimos por duas vezes os questionamentos das partes, depois fizemos reuniões separadas com os coronéis, com a SAEB, com a SSP e a Procuradoria [Geral do Estado]”, reforçou o petista. A última reunião foi feita nesta quarta-feira (30), entre o relator do projeto, o deputado Zé Raimundo (PT), e técnicos que analisaram a viabilidade jurídica das propostas e das emendas apresentadas pelos deputados da casa. O parlamentar não quis adiantar quais são as alterações no documento original “para que não haja ruídos ou qualquer divagação”. Também está em análise na Casa o projeto que dispõe sobre a independência dos bombeiros da corporação, que se desvincularão da PM e passarão a integrar o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A PEC que institui a criação da entidade foi aprovada no dia 30 de junho. Entre as discussões sobre seu funcionamento, informou Zé Neto, está a possibilidade de oferecer ao profissional a opção de migrar para o novo órgão ou permanecer na estrutura antiga. Outra questão que segue em aberto é a delimitação da prerrogativa do secretário de Segurança Pública em poder executar investigações internas no Corpo de Bombeiros e na PM.  "Pelo projeto, PMs e bombeiros, temem invasão de competência por algum excesso que ultrapasse a subordinação operacional do secretário. Nesse contexto, estamos dialogando com muita tranquilidade", explica o líder governista.

BBB nas viaturas...

Viaturas da PM recebem kit de tecnologia para auxiliar operações

Câmeras de vídeo, monitor, computador de bordo, sistema de localização via satélite (GPS) e rádio de comunicação digital. De acordo com a Polícia Militar, mais de 80 viaturas da tropa já estão equipadas com o kit que permite a transmissão de imagens em tempo real das ações. Até o fim de 2014, o número deve ser ampliado para 200 veículos. “A mobilidade das viaturas com câmeras facilita muito nas operações e o acompanhamento do policiamento no dia a dia, pois com isso podemos analisar e avaliar o posicionamento de cada viatura em Salvador”, afirmou o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e coordenador do CICC, coronel Ronaldo Tosta. O sistema vai permitir que os policiais consultem via internet o cadastro de veículos roubados, situação de condutores e mandados de prisão em aberto.

Insatisfação na PM...

Pesquisa aponta que 76,1% dos PMs são a favor de desmilitarização

Pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que 73,7% dos policiais brasileiros são a favor da desvinculação das corporações ao Exército. A pesquisa ouviu 21.101 policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais em todos os estados, de 30 de junho a 18 de julho. Entre os PMs, 76,1% responderam ser favoráveis à desmilitarização e 93,6% acreditam que é preciso modernizar os regimentos e códigos disciplinares. A regulamentação do direito à sindicalização e de greve é aprovada por 86,7% dos entrevistados. Para 87,3%, o foco de trabalho da polícia militar deveria ser reorientado para proteção dos direitos da cidadania. Outros 80,9% avaliam que as polícias deveriam ser organizadas em carreira única com ingresso por meio de concurso público. Na pesquisa, 65,9% disseram terem sofrido discriminação por serem policiais e 59,6% afirmaram já terem sido humilhados ou desrespeitados por superiores. A morte de um suspeito por um policial deve ser investigada para 83,7% dos entrevistados. Os baixos salários foram reprovados por 99%. Falta de contingente policial insuficiente e de verbas para equipamentos foi apontada por 98,2%. 

Demagogia...

Zé Neto rebate Prisco: 'A PM nunca foi tão respeitada quanto no nosso governo'

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, respondeu ao vereador e candidato à Assembleia Legislativa Marco Prisco (PSDB), que acusou a gestão estadual de não cumprir o acordo firmado com os policiais militares após a greve da categoria. “O governo está cumprindo inteiramente a situação individual da incorporação dele é interna da corporação, que passa por questões internas e judiciais e o governo respeita a hierarquia e o poder discricional”, justifica o parlamentar. O petista também rebateu à crítica de que o governo cozinhou os PMs em “banho maria” na negociação pelas reivindicações da classe. “Na última greve, não medimos esforços em dialogar, inclusive, na semana anterior ao movimento, o governador Jaques Wagner recebeu, em seu gabinete, as representações do comando da SSP [Secretaria de Segurança Pública] e PM para dialogar. Sem nenhuma dúvida, vivemos o melhor período de democratização nas relações governo-PM”, disse.  Zé Neto enumera as mudanças já feitas pela administração estadual em favor dos profissionais. “Fizemos, no começo do governo, o regimento interno da PM, discutindo com todas as representações e, de lá para cá, já ultrapassamos os ganhos absolutos para cabos e soldados para 141%; tiramos os salários médios da PM baiana da 20ª posição nacional para a 5ª - excluindo Brasília, mantida com recursos federais -; estamos terminando a lei de organização básica da PM e bombeiros dialogando serenamente com todos”, afirmou. Ele lembrou ainda a aprovação da independência do Corpo de Bombeiros, antes vinculada à polícia, e a convocação de cerca de 12 mil novos PMs por concurso. “Tem muita coisa para ser feita, sabemos disso, o governo está no passo a passo para cumprir o que se estabelece, porque o estado ainda é 24º orçamento per capita, e já pagamos salários maiores que estados ricos como São Paulo, Rio de Janeiro e outros”, argumenta. Segundo o líder, o vereador não pode reclamar de falta de diálogo. “Deve prevalecer o bom senso e não entrarmos em debate meramente eleitoral”, ponderou.

Democratirania...

Pérola do dia

Marco Prisco
"Um governo que se diz ‘democrático’ querendo tirar os direitos políticos dos policiais? Como é isso? Na opinião de um Secretário de Estado, um militar não pode exercer seus direitos políticos como qualquer outro cidadão? Isso é democracia? Não foi o PT que, há alguns anos, quando era oposição, apoiou as mobilizações dos militares?”

Vereador de Salvador pelo PSDB e candidato a deputado estadual, ao responder trecho de uma entrevista dada pelo secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Maurício Barbosa, ao Bahia Notícias, na qual o chefe da SSP se posicionou contrário à possibilidade de que uma pessoa que exerça "função de comando de um braço armado do estado possa ser candidato ao que quer que seja".


Francamente

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tragédia na PMBA...

Corpo de PM morto em latrocínio na Liberdade é sepultado no Bosque da Paz

Soldado era lotado na 40ª CIPM e deixa uma filha
24/07/2014 19:10:46
O corpo do policial militar Fábio Ferreira Rosas, morto na noite da quarta-feira, foi sepultado nesta quinta-feira (24) no Cemitério Bosque da Paz. O soldado foi baleado várias vezes na rua Gaspar de Lemos, na Liberdade, por volta das 21h.  Socorrido para o Hospital Ernesto Simões Filho, o soldado não resistiu aos ferimentos. O policial, que era lotado na 40ª Companhia Independente de Polícia Militar, morava no bairro, na região conhecida como Japão, e deixa  um casal de filhos. 
No local, muita emoção entre a família do PM e os policiais presentes, abalados com a morte violenta do soldado.
A suspeita é de que o PM foi vítima de latrocínio - roubo seguido de morte. Segundo as informações, o soldado teve o carro roubado quando chegava próximo à casa da sogra para buscar a filha. Os suspeitos então teriam reconhecido que se tratava de um PM e o mataram com vários tiros pelo corpo. A arma do soldado também foi levada. O carro do PM já foi recuperado, na própria Liberdade.
Policiais da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar perseguiram os suspeitos e trocaram tiros com eles. Os criminosos têm ligação com a quadrilha de um traficante da região conhecido como "Aranha". Outros suspeitos foram identificados como bandidos da região conhecidos como "Tio Chico", "Coruja" e "Troncho".
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte do soldado.
Soldado foi morto na noite da quarta-feira (Foto: Reprodução/Facebook)
Policial civil morto
Mais cedo, no mesmo cemitério, também foi sepultado o corpo do policial civil que foi morto durante um assalto na noite de ontem. O crime contra Jorge Cesar de Castro Pereira aconteceu às 18h desta quarta-feira (22). O policial passava de carro pela região quando foi surpreendido por homens em uma motocicleta, que anunciaram o assalto. Após o roubo, os suspeitos dispararam contra a vítima, que morreu no local.
Ele deixou quatro filhos.