segunda-feira, 17 de junho de 2013

Resposta do povo ao desgoverno...

Integrantes do Movimento Passe Livre fazem protesto na região do Iguatemi

De acordo com informações da 35ª CIPM, ato reúne milhares de manifestantes

 17.06.2013 - 17:12


Atualizado às 19h49
Cerca de 8 mil manifestantes, segundo estimativa da Superintendêncai de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), iniciaram uma passeata na região do Iguatemi na tarde desta segunda-feira (17) em Salvador.
Eles ocupam uma faixa da avenida Tancredo Neves em um protesto que, por volta das 18h30, fazia o contorno da Ligação Iguatemi-Paralela, em direção à Estação de Transbordo. Alguns manifestantes do Movimento Passe Livre convocaram os integrantes para entrar de graça nos ônibus coletivo da Estação.
Segundo o major Ricardo Passos, comandante do Esquadrão Águia, os policiais estão monitorando a manifestação para tentar minimizar o transtorno no trânsito. A recomendação do governador Jaques Wagner é de evitar o confronto.
Sob gritos de 'O Gigante Acordou', os manifestantes caminham com tranquilidade segurando faixas e cartazes que defendem o Movimento Passe Livre e outras questões sociais.
A Polícia Militar porém, acredita que um grupo pequeno de manifestantes usando máscaras de gás, que tentou impedir a passagem de um veículo que furou o bloqueio, tenha viajado de São Paulo para dar apoio ao protesto. Eles se recusaram a conceder entrevista.



A Polícia Militar estima em pelo menos três mil o número de pessoas que participam da manifestação, segundo informações da repórter Natália Falcón, que apurou o dado com a PM no local.

Segundo o órgão de trânsito, a passeata afeta a região do Iguatemi, Tancredo Neves e começa a refletir nas avenidas Paralela e ACM, nas proximidades do Hiper Posto.
Por volta das 18h50, os manifestantes finalizaram o percurso acertado para a realização da passeata e agora retornam ao início do protesto: a praça em frente ao shopping Iguatemi. Lá, de acordo com testemunhas, alguns dos manifestantes começaram a tentar entrar pelas portas dianteiras dos ônibus como uma forma de reivindicar o "Passe Livre" - foco do protesto.
Alguns motoristas tentaram impedir o acesso das pessoas aos coletivos fechando as portas, mas outros não conseguiram evitar e cederam ao não pagamento das passagens.

Antes do protesto, os manifestantes se reuniram na praça Newton Rique, que fica em frente ao Shopping Iguatemi. De acordo com a Central de Polícia (Centel), três viaturas da 35ª CIPM e três viaturas da Rondesp acompanham a manifestação.
Neste momento, outras manifestações ocorrem em diversas outras capitais do país. Em São Paulo, a Polícia Militar estima que estejam reunidas cerca de 30 mil pessoas. Já no Rio de Janeiro, estão em mobilização pelo menos 6 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário